Avanço da Tecnologia e os Impactos da Inteligência Artificial na Atualidade
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Prof. Rosilma Diniz Alunas: Rayane de Cássia de Lima Valentim e Ana Clara da Silva Maciel Santos Letras Inglês 2022.2
Avanço da Tecnologia e os Impactos da Inteligência Artificial na Atualidade
Se perguntarmos o que é ciência para você? Qual seria a primeira coisa que viria à sua cabeça? Bem possivelmente, medicina, números, cálculos. Porém podemos definir a palavra ciência de inúmeras formas: curiosidade, conhecimento, senso comum, método, memória, questionamento. Indo mais à fundo, na ciência temos tipos de conhecimentos, o popular, filosófico, religioso e científico. As mudanças no âmbito científico são gigantescas, por exemplo: Há milhões de anos atrás quem imaginaria que o homem iria à lua? Ou melhor, que seria possível nos comunicar com outros parentes em apenas questão de segundos por uma pequena tela? É possível que jamais isso passou na mente dos primeiros habitantes da terra. Os avanços em pesquisas genéticas, criação de vacinas, descobrimento da cura de algumas doenças e até sua prevenção, então, iremos tratar de um assunto bem peculiar acerca desses avanços tecnológicos.
Já viu aquele anuncio que passa na sua timeline de um produto que você apenas comentou, e pior: AS VEZES SÓ PENSOU! Não estamos falando aqui de telepatia, mas de como um pequeno aparelho possui um grande poder... Dilemas das redes: É um filme que está disponível na Netflix que nos mostra como as empresas que são bilionárias tem acesso total à nossa vida, e aos nossos segredos. Alguns ex-funcionários inclusive contam como ferramentas como o Gmail, Microsoft, Facebook tem profissionais exclusivos para fazer com que o sistema se torne mais atrativo e com isso fazer com que seus usuários se tornem de fato dependentes. Ferramentas como a Siri do IOS, tem o poder de identificar a voz do dono do aparelho e fazer o que foi solicitado, essa mesma artimanha é usada para reconhecer nossa voz quando queremos comprar algo e vai nos direcionando conteúdos baseado no que consumimos dentro das plataformas. Em partes sim dá um certo medo, por causa do questionamento de até onde temos privacidade? Ao mesmo passo que as redes vem afastando o contato humano, elas também são aliadas se bem usadas!
Com o constante avanço tecnológico, situações como essas só tendem a aprimorar-se ainda mais. Podemos assim abordar este assunto relacionando-o com a famigerada Inteligência Artificial (IA) que durante esses últimos tempos é cada vez mais introduzida em nosso cotidiano, trazendo inúmeros benefícios e nos auxiliando até mesmo em tarefas rotineiras ou ainda de interação, temos como exemplos os assistentes virtuais: Alexa, Siri, Google Assistente. Mas aí nos perguntamos: “em quê mais isto pode agregar?”. Bom, vamos então comentar sobre um fato interessante que tem como protagonista uma ferramenta dessas máquinas pensantes, a Alexa. Nos EUA, uma mulher estava sendo agredida por seu namorado e por conta dos mecanismos de identificação sonora, a Alexa acionou a policia local e evitou que algo pior acontecesse [FONTE:G1.globo]. Este é um dos diversos acontecimentos noticiados onde foi utilizado esses serviços para fins criminais (principalmente em casos de violência doméstica), desse modo, podemos observar como de maneira instantânea acabamos por aplicar em outros contextos a função que estes sistemas podem nos oferecer.
Uma vez que essa ferramenta cientifica (IA) é desenvolvida e aperfeiçoada gradativamente para que seja cada vez mais autônoma e precisa, esta traz consigo uma duvida ou mesmo uma divisão de opinião sobre ampliação desses sistemas tecnológicos. “Será que ainda haverão professores?”, “Ainda contratarão pessoas para alguns tipos de trabalho?”, “Seremos todos substituídos por máquinas?”, talvez você já tenha pensado nisso em algum momento de sua vida e é por este motivo que algumas pessoas veem este avanço como algo prejudicial em alguns âmbitos. Por outro lado, algumas pessoas veem esta revolução cientifica como algo que agregará, inclusive em relação ao trabalho. Refletem sobre a possibilidade da diminuição da carga horária por conta justamente do uso auxiliar das maquinas, e defendem que assim como antigamente com a chegada da revolução industrial e da transição do trabalho manual para as maquinas, nós também nos adaptaremos a esta inovação.
Sob o mesmo ponto de vista, percebemos que a ciência junto ao avanço tecnológico está em todo lugar, seja em nossas pesquisas na internet, nos aplicativos de rotas para nos locomover, nos jogos de realidade aumentada, em nossas redes sociais e nos mecanismos de apuração de informação que nos oferecem através do meio digital o que pensamos necessitar, e em várias outras áreas que direta ou indiretamente impactam nossa vida.
Comentários
Postar um comentário