CIÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE ATUAL

   POR LUANA DE LIMA CHAGAS COELHO e DEBORAH LARISSA LOPES


O que é ciências?




A palavra ciência vem do latim e significa conhecimento. A ciência é construída através de estudos e práticas com o propósito de encontrar a solução para os problemas. Atualmente o país que mais investe em ciência, de acordo com o WIPO (world intelectual property organization), é a Suíça, país que é também é conhecido por estar no primeiro lugar de maior IDH de acordo com o World Population Review. Podemos então entender o impacto positivo que a ciência tem na sociedade, mas podemos julgar a ciência como único tipo de conhecimento?
Se você pensou em não como resposta à pergunta acima, você acertou. Apesar da ciência ser um tipo de conhecimento amplamente reconhecido e tido sempre como verídico, não se pode menosprezar os demais tipos de conhecimento. É preciso entender que a ciência não é a única forma de conhecimento para então entendermos quais as demais formas de conhecimento e o impacto que elas têm na sociedade.

Se a ciência é conhecimento, o que seria então conhecimento? Conhecimento é uma forma de elaborar uma realidade de acordo com uma crença, não necessariamente religiosa, com o objetivo de dar um propósito ou significado a vida ou a um objeto de estudo. Uma forma de entender a realidade, quanto mais entendemos, mais conhecemos e mais procuramos saber. Existem quatro principais tipos de conhecimento diferente e são eles: científico, religioso, filosófico e empírico. E para entendermos o impacto da ciência na nossa sociedade é preciso entender o que cada tipo de conhecimento significa.


Conhecimento científico: é baseado no tipo de conhecimento que passa por um processo de comprovação a partir de experimentos com a finalidade de resolver um problema proposto. Um exemplo de um conhecimento científico na prática é o estudo e a criação de novas vacinas para novas doenças que passa por um rigoroso processo até chegar pronta para salvar inúmeras vidas. De acordo com a fiocruz o processo de testes de uma vacina passa por várias fases. A fase inicial com pesquisas exploratórias em laboratórios e se aprovada nesses processos iniciais começa a fase de teste em seres humanos que acontece nas três fases de ensaios clínicos.

Conhecimento religioso: é o conhecimento baseado em doutrinas sagradas. É o conhecimento sustentado pela crença de que há um ser/entidade superior. Esse conhecimento normalmente serve de suporte ético e moral para o comportamento humano. Muitos se apegam ao conhecimento religioso também como uma forma de dar sentido a suas vidas e o usam como uma forma de guia de suporte emocional. É comum que esse conhecimento seja herdado, ou seja, as famílias tendem a manter e passar essa crença de geração para geração. Um exemplo amplamente conhecido no Brasil sobre conhecimento religioso é a tradição católica cristã sobre santos. Cada santo na religião católica representa uma fé em uma área. Como Santo Antônio, o santo casamenteiro, e São José, o santo padroeiro dos trabalhadores e da família.

Conhecimento filosófico: Apesar do surgimento das ciências particulares terem surgido a partir do conhecimento filosófico, ele não pode ser considerado uma ciência. O conhecimento filosófico é criado e desenvolvido através de reflexões sobre ideias já postas em sociedade. É o uso da razão mas sem a necessidade da comprovação e verificação científica. O saber filosófico surgiu a partir da crítica ao saber mitológico. É um conhecimento sistemático, crítico, elucidativo e especulativo. É um conhecimento sistemático, mas não experimental, busca questionar tudo em busca de uma verdade.

Conhecimento empírico: É caracterizado pelo senso comum, é o tipo de conhecimento passado no dia a dia. É um conhecimento adquirido através de ações não programadas, obtido por experiência no cotidiano. Pode ser passado devido a um conjunto de opiniões compartilhadas em uma época específica virando crença comum. É um conhecimento inexato que pode haver falhas.

Os impactos da ciência na sociedade contemporânea


Na contemporaneidade a ciência está envolvida em várias áreas do conhecimento humano, como educação, saúde, política e tecnologia. A ciência é um aliado ao desenvolvimento humano e traz respostas que são necessárias para compreender melhor nossa existência.

Na educação, a ciência tem o papel principal nas melhorias das práticas e nas políticas educacionais, utilizando a abordagem do método científico para evoluir a forma de educar. Assim, seu propósito é criar uma nova base para a educação, baseado em evidências científicas.

Uma das áreas de grande avanço e que gerou mais importância na pós-pandemia é a tecnologia digital e da neurociência computacional, usando as evidências na educação, tem gerado debates educacionais e assim possibilitando intercâmbio de informações dentro da comunidade internacional nos estudos educacionais e as novas perspectivas de educar.

E como essas abordagens são chamadas? Existe um termo em inglês chamado “Science of Learning” que é a forma de achar evidências científicas do que pode ou não ter êxito no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano, neste caso seria a Ciência da Aprendizagem. Estudos mostram que nosso cérebro tende a lembrar da primeira e última coisa que ouvimos dentro de um período de tempo, sendo assim a professora de Psicologia Blake Harvard que ensina na James Clemens High School sempre inicia suas aulas com: “Hoje iremos aprender sobre..” e encerra com algo similar a: “Hoje discutimos sobre…”, usando de estudos científicos para otimizar o aprendizado e rendimento dos alunos em sala.

A ciência é um colaborador da evolução da sociedade, todos os dias existem novas formas de se educar, e nosso país vive ainda com muitas deficiências em se atualizar, em contrapartida novos horizontes são abertos pela perspectiva do “Science of learning” são análises de como ensinar de forma mais proativa e que faça com que o estudante aumente seu conhecimento de mundo por meio de tecnologias e outras atividades. Será, portanto, através da ciência e da união de várias áreas interdisciplinares que ocorrerá a evolução do sistema de aprendizagem e a facilitação do desempenho da relação educacional aluno-professor. 

                                       

Referências 


COELHO, Beatriz. Tipos de conhecimento: você escolhe quais são? https://blog.mettzer.com/tipos-de-conhecimento/ Acesso em 19 de março de 2023. 


Mary Ellen Flannery, Senior Writer - The science of learning - Published: 09/29/2021 Last Updated: 09/29/2021.  https://www.nea.org/advocating-for-change/new-from-nea/science-learning


Comentários

Postagens mais visitadas