Resenha sobre o Filme V de Vingança

 Metodologia do Trabalho Científico

Alunos: Fabrini Pereira Diniz & Bárbara Sofia Cavalcante



Resenha sobre o filme V de Vingança


V de vingança é um filme de ação é baseado na sua versão HQ de Alan Moore e David Lloyd, lançado em 1988 e seu título original é “V for Vendetta”. 

O filme teve sua estreia nos Estados Unidos em 11 de dezembro de 2005, mas só chegou ao Brasil apenas em 7 de abril de 2006, com 2h 12m de duração, dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelas irmãs Wachowski.


Resumo do Filme:

O filme se passa na Inglaterra, especificamente em Londres, logo após uma guerra, que devastou a Europa. O povo inglês vive um regime fascista, e totalitário, governado pelo líder Adlam Sutler, uma referência a Adolf Hitler.

O filme tem um personagem o “V”, interpretado por Hugo Weaving, que na verdade é um sujeito que não personifica um ser humano, mas sim um ideal. Ideal de justiça, ideal de luta contra a opressão, contra um regime autoritário. E tem a personagem da Natalie Portman, que inclusive o “V” no final, próximo da sua morte, declara o seu amor a personagem que a atriz faz no filme, a Evey Hammond.

 O governo da Inglaterra no filme promove extermínio de minorias, vigilância dos indivíduos, censura, excesso de poder e culto ao líder Adam Sutler chefe do estado. Nisso o personagem V aparece, um anti-herói que usa a máscara do famoso inglês que bem antes já tinha planejado explodir o parlamento.

Tudo começa quando V conhece Evey no início do filme. uma jovem ainda adolescente, aflita, que pensa em oferecer serviços sexuais para ganhar a vida, na primeira noite em que vai para as ruas, ela acaba sendo surpreendia pelos “homens dedo”, a polícia secreta do governo. Eles a ameaçam a lhe aprender e a estuprar, porém nesse no mesmo instante V intervém e salva Evey a personagem de Natalie Portman, e mata os homens. Durante o decorrer do longa a Evey e o V acabam são desencontrando em certos momentos. O filme começa a desenvolver após o personagem de Hugo Weaving promover um ataque as casas do parlamento, e em seguida tomar a transmissão de TV para falar sobre seu esquema de aniquilamento do Estado.

O ataque debilita toda a imagem de poder supremo que o Estado tem, e logo passa a enxergar V como uma ameaça a sua sobrevivência. Nesse período antecede o momento exato por V para o aniquilamento do Estado, o filme conta a vida de antes do anti-herói e mostra como ele começa um relacionamento com Evey, que nesse tempo passa a viver com ele em seu lar secreto. Aliás, uma das melhores partes do filme acontece quando Evey é levada para um campo de concentração e é ordenada a denunciar a oficial identidade de V. 

A narrativa dessa história tem muitos conflitos que mostram como todos os personagens são frutos de uma sociedade adoecida e podre em que habitam.

Podemos encontrar diversos tipos de ciência no filme, principalmente voltadas ao pensamento crítico, como as ciências políticas e sociológicas, representadas pelo próprio protagonista, o V, que é apresentado inteiramente como uma ideia, à prova de balas e à prova do tempo, assim como também por todo o contexto em que se passa o filme, num regime totalitário fascista, que oprime e persegue, trazendo à tona um passado histórico muito bem representado pelo diretor James McTeigue, numa história fascinante, cheia de referências e citações. V de Vingança é um filme atemporal que nos faz a todo momento associar e refletir aquilo que ele representa em suas telas. Ideal para se ter, de forma divertida e leve, uma ideia melhor do que é o fascismo, a gravidade e a crueldade na ameaça à vida humana, e até mesmo onde ver a poesia nos lugares e situações mais improváveis.

Comentários

Postagens mais visitadas