Por que é importante falar sobre ciência? Não seja um "HOMO IGNORANTUS"!

Belmiro Bezerra de Lima Neto

Emerson Cristian Pontes Gouveia



A imagem acima ilustra de forma sádica o quanto é importante para a sociedade o uso das ciências, e como nossa mente não se desenvolve corretamente sem seu uso. Assim, nos incentivando a pensar o que seria ciência? A ciência tem um sentido muito amplo que envolve muitas coisas, abrangendo diversas áreas de conhecimento, como a física, a matemática, entre outras, e ela é fundamental para o avanço da tecnologia, o desenvolvimento social e econômico da humanidade. De acordo com o professor de Filosofia Pedro Menezes ele define a ciência como “Um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. O método é o modo de funcionamento das ciências, ele é fundamentado na observação, na experimentação e na produção de teorias e leis.” Visto que, a ciência está presente em tudo que fazemos, ouvimos e vemos. Sendo tudo parte de nossas experiências, formulando todo nosso conhecimento. Assim nos leva a outra questão, o que seria conhecimento? E quais os tipos?


O conhecimento pode ser definido como o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. A humanidade sempre buscou mecanismos para entender cada vez mais o mundo ao seu redor, de uma forma que explicasse melhor toda a sua complexidade da existência.  Dessa forma surgiram alguns tipos diferentes de conhecimento. Divididos em quatro grandes tipos, sendo eles o senso comum ou popular, teológico ou religioso, filosófico e científico. 


Senso comum ou conhecimento popular

Primeiro vamos falar um pouco sobre o senso comum ele é baseado nas vivências particulares e sociais, partilhadas por meio de trocas de experiências e das relações hereditárias. Ele tem um grande valor à formação cultural de todo o ser humano. É um conhecimento que não se baseia em nenhum tipo de validação, sendo assim podendo ser verdadeiro ou falso. Quem nunca ouviu falar da história de que comer manga com leite faz mal? Sendo essa história passada de geração em geração, gerando um temor a algumas pessoas.

Conhecimento cientifico

Diferentemente do senso comum o conhecimento cientifico, deve ser rigorosamente testado e verificado, o que tenta garantir maior veracidade. Mesmo com todos os estudos, ele não é sempre correto, pois com o avanço da tecnologia, vai se descobrindo muitas coisas, causando até mudanças de pensamentos que considerávamos como o certo. Esses estudos são feitos ao observar fenômenos naturais, identificando problemas, criando teorias e testando-as.


Conhecimento religioso ou teológico 

Em conflito com o conhecimento científico temos o conhecimento religioso, que é um conhecimento que se apoia em doutrinas sagradas, este conhecimento é revelado pelo sobrenatural, se transformando em verdades que são consideradas infalíveis e indiscutíveis. Ela aborda o mundo como obra de um criador divino, onde suas evidências não são verificadas, e nela sempre traz a fé para explicação de um conhecimento revelado. Os famosos “mistérios da fé”. 

Conhecimento filosófico 

E por fim o conhecimento filosófico traz como ponto de partida o conhecimento através de hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: "as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação" (Trujillo, 1974: 12); assim, o conhecimento filosófico, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser refutados. É racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Suas hipóteses e enunciados tem como objetivo uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de aprendê-la em sua totalidade.

O impacto da Ciência na nossa contemporaneidade

A ciência está ligada a tudo que conhecemos, convivemos em contato com todos os avanços e maravilhas que elas podem nos proporcionar. 

Com o passar dos tempos a nossa comunicação e maneira como vemos o mundo mudou, ficamos mais próximos dos amigos e muito mais solitários, a dificuldade de criar laços com os semelhantes se tornou mais difícil, sendo um reflexo de como a tecnologia vem tomando o lugar de uma conselheiro humano, conseguindo responder perguntas, assim criando nossos próprios "Pilares de conhecimento" uma ideia que na nossa mente está estabelecida, inabalável e não aberta a novidades, com uma ideia exclusiva de verdade única, algumas pessoas tendem a criar suas próprias teorias do mundo, se recusando a acreditar na verdadeira natureza das coisas por pura ignorância. Isso também afeta a nossa criatividade, já que é mais fácil pedir para uma inteligência artificial resolver nossos problemas do que simplesmente sentar e pensar.

 Mas não existe apenas um lado dessa história, temos que contemplar o lado bom, muitas áreas foram favorecidas com o passar do tempo. A medicina mudou drasticamente ao longo do tempo, com avanços em tecnologia e conhecimento médico, na área da tecnologia com a robótica e as inteligências artificiais, até a literatura sofreu uma grande mudança que começou a se questionar sobre a moralidade dos robôs com inteligência artificial, até a cultura se adaptou para receber as novas tecnologias, ter possíveis reuniões religiosas de modo online, podemos criar artes a partir de textos e descrições, podemos preservar a imagem histórica através dela e catalogar todas as informações de uma antiga civilização extinta. 

O avanço da ciência faz com que nossa vida fique mais fácil, ou deveria, somos bombardeados com tantas informações que ficamos desnorteados e criamos um bloqueio mental para novas informações, passamos a ver grandes avanços de modo banal e sem importância, desse modo, temos que dosar as informações que recebemos para não perder o verdadeiro significado de conhecimento.


Comentários

Postagens mais visitadas