Uma Jornada Pelos Diferentes Tipos de Ciências e Suas Contribuições para o Avanço da Humanidade

 

Uma Jornada Pelos Diferentes Tipos de Ciências e Suas Contribuições para o Avanço da Humanidade

 

A natureza da ciência tem sido objeto de um vigoroso debate ao longo dos séculos – um debate conduzido por cientistas, filósofos, historiadores e outras partes interessadas. Nunca se chegou a um consenso sobre a definição de ciência, e mesmo sobre a necessidade e a possibilidade de definir a ciência.

 De maneira geral, assumindo o risco da super simplificação, pode-se dividir as tentativas de definição de ciência em duas grandes classes: (1) aquelas para as quais a definição de ciência não pode deixar de lado as relações da ciência com a sociedade, com os meios de produção e com o meio ambiente; e (2) aquelas que se interessam apenas pela parte conceitual e metodológica da ciência, sem se preocupar com o contexto e as condições em que ela ocorre ou se desenvolve. Pode-se tentar expressar essas duas visões antagônicas sobre ciência da seguinte maneira: Ciência é aquilo que faz com que os seres humanos ganhem controle sobre seu ambiente. Segundo esta concepção, a ciência estaria fortemente associada com as tradições artesanais e a tecnologia e teria se originado na pré-história quando os seres humanos descobriram como trabalhar os metais e a agricultura e existem duas coisas distintas: ciência e tecnologia. A ciência é constituída por um corpo de conhecimentos teóricos e a tecnologia se preocupa em aplicar esses conhecimentos teóricos à solução de problemas práticos. Segundo esta concepção, deve-se distinguir, por exemplo, a tecnologia envolvida na construção de aviões, navios e automóveis da ciência da mecânica, da fluidodinâmica e das outras disciplinas teóricas usadas para fundamentar essas construções. (MARCONI,2008)


Com pluralidades de conhecimentos temos entre outras: conhecimento popular ou senso comum, conhecimento religioso, conhecimento filosófico e conhecimento científico. (MATALLO 1989)

                                                 FONTE: MUNDO DA FILOSOFIA


Com qual saber você tende a se comunicar?

 Comunicar é “transmitir ou trocar informações, ideias, pensamentos, sentimentos, por meio de linguagem falada ou escrita, gestos, sinais, símbolos, códigos, etc., informar, dar notícia, avisar, participar, dar ciência, dar conhecimento” e não há um ponto final. E o saber é a via de interações das formas de conhecimentos e nela, ocorrem identificação/identidade e leituras sociais. (dicionário Houaiss)

FONTE: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra

 É interessante perceber qual ou quais saberes nos atravessam, enquanto nos comunicamos. Diz respeito, sobre nós – a comunidade que façamos parte, crença e mesmo insistentemente, ocultando e/ou agregamos conhecimentos místicos em ciência e vice-versa. Exemplificando: Ao praticar a construção do conhecimento naturalizado que nos fundamentamos, o conhecimento passa pela oralidade, prática, em busca da visão em experienciar o saber que será contínuo, dada pela relação social educativa e também efetiva. (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2001, p.16; 17).

A ciência nos ajuda a compreender o desenvolvimento social, partindo da ação do homem com o meio e com o próprio homem assim, alertando sobre as ações, ajudando e alertando para hábitos saudáveis e importantes para a vida do sujeito no individual e no coletivo. Assim, é preciso valorizar e incentivar os avanços científicos, pois, estaremos construindo uma sociedade mais consciente, educada e consequentemente saudável para todas e todos; ela permite e proporciona a entendimento a nossa sociedade de poder ter conhecimento sobre o funcionamento do processo de equilibro  sobre a natureza, ela tem papel crucial e  importante na vida dos seres vivos ,entre outra proporciona uma vida equilibrada da qualidade, a partir das pesquisas a ciência conseguiu resolver e nos ajudar a combater muitas doenças e resolver coisas complexas independente da área da ciência ligada com a nossa sociedade. A ciência vem ao longo dos anos, contribuindo muito com a sociedade, temos a exemplo mais recente das vacinas para combater doenças, como a COVID, que estamos ainda enfrentando. Mas, também temos os estudos científicos para alertar sobre manifestações naturais como os fenômenos climáticos, as causas e danos da poluição entre outros estudos válidos para o desenvolvimento da social. A exemplo disso, podemos citar essa pandemia da COVID e as descobertas feitas sobre ela. Impactou muito: comportamento, maneira de enxergar a vida, desconfianças com a vacina, suspeitas e tantas outras coisas. ( MINISTÉRIO DA SAÚDE,2022)

 


FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

A ciência proporcionou e possibilitou avanços tecnológicos, engenharias, biotecnologia, economia, na saúde, alimentação, energia, sociologia, psicologia, química, física, matemática, biologia, farmacologia, medicina e outros.

 

FONTE: NASA

FONTE: NASA

Fonte: NASA

 

A ciência é a chave para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas, isso foram demostrados a partir dos estudos científicos que são essenciais para os processos em todos os campos do conhecimento humano. Mas, a ciência sem consciência é perigo para a vida dos seres vivos, envolvendo a questão da moralidade e ética.

FONTE: NASA

Fonte: NASA

 Tudo na vida sem consciência é perigoso, porque demanda do achismo. Ciência não é achismo ou interferência pessoal e sim estudo, análise e comprovação.

FONTE: NAÇOES UNIDAS

FONTE: Projeto montanhas

 A ciência para o século XXI, proporcionou grandes e importantes compromissos com a nossa sociedade contemporânea. A necessidade de praticar e aplicar as ciências de acordo com requisitos éticos apropriados. (UNESCO, 1999).

 

 

Autores:

AMANDA NANES DOS SANTOS

EDILENE NASCIMENTO DA SILVA

HERITIER KABAMBA SUBISSAY

 

REFERENCIAS:

 

 

MATALLO JÚNIOR, Heitor. A problemática do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989. cap. I. p. 13-28.

 

MARCONI, M, A; LAKATOS, E.M; Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008

 

PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA. 13a edição reformulada e ampliada — 1999, 3ª tiragem — 2001, ANA MERCÊS BAHIA BOCK, ODAIR FURTADO, MARIA DE LOURDES TRASSI TEIXEIRA. Páginas: 16; 17; 19; 26 e 27.

 

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-de-2022

 

UNESCO,1999

 

 

 





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