Uma Jornada Pelos Diferentes Tipos de Ciências e Suas Contribuições para o Avanço da Humanidade
Uma Jornada Pelos Diferentes Tipos de Ciências e Suas
Contribuições para o Avanço da Humanidade
A natureza da ciência tem sido objeto de
um vigoroso debate ao longo dos séculos – um debate conduzido por cientistas,
filósofos, historiadores e outras partes interessadas. Nunca se chegou a um
consenso sobre a definição de ciência, e mesmo sobre a necessidade e a
possibilidade de definir a ciência.
De
maneira geral, assumindo o risco da super simplificação, pode-se dividir as
tentativas de definição de ciência em duas grandes classes: (1) aquelas para as
quais a definição de ciência não pode deixar de lado as relações da ciência com
a sociedade, com os meios de produção e com o meio ambiente; e (2) aquelas que
se interessam apenas pela parte conceitual e metodológica da ciência, sem se
preocupar com o contexto e as condições em que ela ocorre ou se desenvolve.
Pode-se tentar expressar essas duas visões antagônicas sobre ciência da
seguinte maneira: Ciência é aquilo que faz com que os seres humanos ganhem controle
sobre seu ambiente. Segundo esta concepção, a ciência estaria fortemente
associada com as tradições artesanais e a tecnologia e teria se originado na
pré-história quando os seres humanos descobriram como trabalhar os metais e a
agricultura e existem duas coisas distintas: ciência e tecnologia. A ciência é
constituída por um corpo de conhecimentos teóricos e a tecnologia se preocupa
em aplicar esses conhecimentos teóricos à solução de problemas práticos.
Segundo esta concepção, deve-se distinguir, por exemplo, a tecnologia envolvida
na construção de aviões, navios e automóveis da ciência da mecânica, da
fluidodinâmica e das outras disciplinas teóricas usadas para fundamentar essas construções.
(MARCONI,2008)
Com pluralidades de conhecimentos temos entre outras: conhecimento popular ou senso comum, conhecimento religioso, conhecimento filosófico e conhecimento científico. (MATALLO 1989)
FONTE:
MUNDO DA FILOSOFIA
Com qual saber você tende a se comunicar?
É interessante perceber qual ou quais saberes nos atravessam, enquanto nos comunicamos. Diz respeito, sobre nós – a comunidade que façamos parte, crença e mesmo insistentemente, ocultando e/ou agregamos conhecimentos místicos em ciência e vice-versa. Exemplificando: Ao praticar a construção do conhecimento naturalizado que nos fundamentamos, o conhecimento passa pela oralidade, prática, em busca da visão em experienciar o saber que será contínuo, dada pela relação social educativa e também efetiva. (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2001, p.16; 17).
A ciência
nos ajuda a compreender o desenvolvimento social, partindo da ação do homem com
o meio e com o próprio homem assim, alertando sobre as ações, ajudando e
alertando para hábitos saudáveis e importantes para a vida do sujeito no
individual e no coletivo. Assim, é preciso valorizar e incentivar os avanços científicos,
pois, estaremos construindo uma sociedade mais consciente, educada e
consequentemente saudável para todas e todos; ela permite
e proporciona a entendimento a nossa sociedade de poder ter conhecimento sobre
o funcionamento do processo de equilibro
sobre a natureza, ela tem papel crucial e importante na vida dos
seres vivos ,entre outra proporciona uma vida equilibrada da qualidade, a
partir das pesquisas a ciência conseguiu resolver e nos ajudar a
combater muitas doenças e resolver coisas complexas independente da área da
ciência ligada com a nossa sociedade. A ciência vem ao longo dos anos,
contribuindo muito com a sociedade, temos a exemplo mais recente das vacinas
para combater doenças, como a COVID, que estamos ainda enfrentando. Mas, também
temos os estudos científicos para alertar sobre manifestações naturais como os
fenômenos climáticos, as causas e danos da poluição entre outros estudos
válidos para o desenvolvimento da social. A
exemplo disso, podemos citar essa pandemia da COVID e as descobertas feitas
sobre ela. Impactou muito: comportamento, maneira de enxergar a vida,
desconfianças com a vacina, suspeitas e tantas outras coisas. ( MINISTÉRIO DA
SAÚDE,2022)
A ciência proporcionou e possibilitou avanços
tecnológicos, engenharias, biotecnologia, economia, na saúde, alimentação,
energia, sociologia, psicologia, química, física, matemática, biologia,
farmacologia, medicina e outros.
A ciência é a chave para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas, isso foram demostrados a partir dos estudos científicos que são essenciais para os processos em todos os campos do conhecimento humano. Mas, a ciência sem consciência é perigo para a vida dos seres vivos, envolvendo a questão da moralidade e ética.
A ciência para o século XXI, proporcionou grandes e importantes compromissos com a nossa sociedade contemporânea. A necessidade de praticar e aplicar as ciências de acordo com requisitos éticos apropriados. (UNESCO, 1999).
Autores:
AMANDA NANES DOS SANTOS
EDILENE NASCIMENTO DA SILVA
HERITIER KABAMBA SUBISSAY
REFERENCIAS:
MATALLO JÚNIOR, Heitor.
A problemática do conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de
(Org.). Construindo o saber – metodologia científica: fundamentos e técnicas.
2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1989. cap. I. p. 13-28.
MARCONI, M, A; LAKATOS,
E.M; Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008
PSICOLOGIAS:
UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA. 13a edição reformulada e ampliada —
1999, 3ª tiragem — 2001, ANA MERCÊS BAHIA BOCK, ODAIR FURTADO, MARIA DE LOURDES
TRASSI TEIXEIRA. Páginas: 16; 17; 19; 26 e 27.
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/ministerio-da-saude-lanca-campanha-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-de-2022
UNESCO,1999
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