Resenha Blade Runner
"Blade Runner" é um filme de ficção científica dirigido por Ridley Scott e lançado em 1982. O filme é baseado no romance "Do Androids Dream of Electric Sheep?" de Philip K. Dick e é considerado um clássico do gênero.
O filme se passa em um futuro distópico onde a sociedade humana é dividida entre humanos e replicantes. Essa sociedade é caracterizada por uma divisão social clara e opressiva entre humanos e replicantes. Os replicantes são tratados como escravos, destinados a realizar trabalhos perigosos e ilegais, e são vistos como inferiores pelos humanos. Os replicantes são projetados com uma vida limitada de quatro anos, e a sua rebelião contra a opressão humana é o ponto de partida da história.
Deckard, um caçador de replicantes, é inicialmente contratado para caçar os replicantes que chegaram na Terra. Na busca de pistas dos replicantes, um dos informantes pede que faça o teste para saber se uma mulher é uma Replicante, ele começa a fazer os testes e demora mais que o normal para descobrir a verdadeira identidade da mulher. Ele fica fascinado e começa a desenvolver sentimentos por ela e eventualmente se envolve romanticamente com ela.
Isso é controverso pois passou sua vida toda caçando eles, pensando que eles eram diferentes dos humanos, esse envolvimento fez mudar sua visão sobre o que é ser humano. Mais pra frente no filme, ele passa a sentir pena dos replicantes que ele mata, a empatia começa a surgir ao ver que eles apenas queriam mais tempo de vida, uma vida que foi apenas entregue para o propósito da escravidão.
Uma das partes mais impactantes do filme é sua ambientação. Altamente poluída, superpovoada e caótica, a cidade de Los Angeles é mostrada como uma metrópole escura, chuvosa e repleta de neon e placas brilhantes, com a violência sendo comum nas ruas, pela tecnologia avançada, como carros voadores, robôs humanoides e dispositivos super inteligentes. No entanto, essa tecnologia não é vista como algo positivo, mas sim como uma fonte de alienação e desumanização.
Em resumo, o filme é uma obra prima do cinema, ele tem alguns planos longos que algumas pessoas reclamam, mas esse é o charme do filme, a imensidão dos cenários provocam uma sensação de solidão e opressão enorme. Ele explora questões complexas sobre a natureza da vida e da humanidade em um mundo que está sem recursos. O filme é o pai de todos os cyberpunks e outros filmes desse gênero, e se você gosta dessa estética, você vai amar o filme.
Comentários
Postar um comentário